CERIMÔNIA

Oficiais-Generais se apresentam ao Presidente da República

Evento aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF)
Publicada em: 06/04/2023 07:44
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente Alvarez

A tradicional cerimônia de apresentação de Oficiais-Generais ao Senhor Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), nessa terça-feira (04/04). Foram 56 promovidos, que participaram da solenidade, sendo 13 da Marinha do Brasil (MB), 25 do Exército Brasileiro (EB) e 18 da Força Aérea Brasileira (FAB).

O evento contou com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, do Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Marcos Edson Gonçalves Dias, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, do Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, entre outras autoridades civis e militares.

Recém-promovido, o Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo manifestou seu sentimento de satisfação na ocasião. “Esse é um momento muito importante que nós, os 18 promovidos, estamos vivendo. Não só pelo reconhecimento, pela distinção de termos sido escolhidos, mas também um sentimento que teremos a responsabilidade de prestar para a Força Aérea Brasileira o serviço, a essa altura, que ela efetivamente precisa. Temos líderes e conseguimos fazer com que o nosso efetivo fique motivado para, assim, cumprir a missão”, declarou o Oficial-General.

Na circunstância, o Major-Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral também exprimiu seu regozijo. “É um momento de bastante emoção, alegria e gratidão ao Alto-Comando da Aeronáutica, pelo privilégio e confiança que nos dá com essa promoção, assim, poder continuar contribuindo para uma Força Aérea ainda mais grandiosa”, expressou o Oficial-General.

Legislação

A Lei nº 5.821, de 10 de novembro de 1972,  institui a promoção dos Oficiais da ativa das Forças Armadas.  Segundo o artigo 32, da respectiva Lei, as listas de escolha são relações dos Oficiais de cada Corpo, Quadro ou Serviço, organizadas por postos, constituídas pelos selecionados pelo Almirantado ou pelo Alto-Comando de cada Força Armada, levando-se em consideração as qualidades requeridas para o exercício dos altos cargos de Comando, Chefia ou Direção, privativos de Oficial-General, e encaminhadas à apreciação do Presidente da República para a promoção.

Fotos: Sargento Viegas/ CECOMSAER